O Projeto “Desenvolvimento de Competências para a Inovação dos Sistemas Agrários” – CDAIS –, financiado pela União Europeia, teve o arranque formal das suas atividades em Angola, com a realização do Workshop de Lançamento, nos passados dias 18 e 19 de Maio.
Organizado pela FAO, em parceria com a Agrinatura, foi acolhido pelo Dr Mpanzo Domingos, Diretor Geral do Instituto de Investigação Agronómica (IIA) e Coordenador Nacional do CDAIS, e teve lugar no Instituto de Investigação Veterinária.
A sessão de abertura foi assinalada pela presença de Suas Exas o Sr Secretário de Estado da Agricultura, General Domingos Amaro Tati, o Sr Governador Provincial do Huambo, General Kundi Payhama, o Representante da FAO em Angola, Embaixador Mamoudou Djallo, a Representante da Agrinatura e Coordenadora Global do CDAIS, Doutora Myra Wopereis e a Doutora Cleonice Costa, Diretora Geral do IIV.
A concluir a cerimómia de abertura, a Doutora Ana Portugal Melo, investigadora do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e Ponto Focal da Agrinatura, apresentou as linhas orientadoras do Projeto CDAIS a uma vasta audiência de representantes da investigação, ensino superior, organizações de agricultores, fundações, organizações não governamentais e serviços de extensão do ministério da agricultura.
O Doutor Mpanzo Domingos apresentou os objetivos deste Workshop, nomeadamente, o desenvolvimento de um entendimento partilhado do CDAIS. Referiu ainda, a discussão e validação dos critérios para a selecção das parcerias de inovação que serão alvo dos próximos passos do projeto, designadamente, um levantamento de necessidades conducente à elaboração de um plano de ação de desenvolvimento de competências para a inovação dos sistemas agrários.
A Doutora Ana Portugal Melo, com o apoio da equipa da FAO, conduziu o plenário pelos detalhes do projecto, desde o Estudo Exploratório, completado pelas perspectivas dos presentes, até aos diferentes conceitos e competências necessárias para a inovação dos sistemas agrários, recorrendo a varias metodologias participativas, que para além de darem voz aos participantes, lhes permitiram experienciar os desafios do trabalho colaborativo entre diferentes organizações de diferentes categorias, logo trazendo consigo diferentes perspectivas e conhecimentos. As competências funcionais que o CDAIS, com vista a uma mudança de mentalidade, são quatro: Navegar complexidades, Colaborar, Refletir e aprender e Comprometer em processos estratégicos e políticos, e possibilitarão uma constante capacidade de adaptação e resposta a um mundo em constante mudança. De realçar que Suas Exas o Sr Secretário de Estado da Agricultura e o Representante da FAO em Angola, colaboraram activamente nos trabalhos do primeiro dia, participando do plenário e integrando-se nos diferentes exercícios propostos.
Os trabalhos concluiram-se no dia seguinte, com a elaboração de uma lista de potenciais parcerias de inovação para serem alvo do levantamento de necessidades, e a constituição de um grupo de trabalho integrando algumas das instituições presentes, que irá fazer uma pré-seleção a apresentar ao Comité Nacional do Projeto.
O Evento na imprensa: