Países

Angola_flag
Angola

Bangladesh_flag
Bangladesh

Burkina_flag
Burkina Faso

Ethiopia Flag
Etiópia

Guatemala_flag
Guatemala

Honduras_flag
Honduras

Laos Flag
Laos

Rwanda_flag
Ruanda

 O CDAIS promove a inovação agrária para melhorar as condições da vida rural

A inovação nas áreas tropicais rurais é chave para impulsionar o crescimento sustentável e a redução da pobreza através de sistemas agrários inteligentes e socialmente inclusivos.

É também importante para satisfazer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o 1. erradicação de pobreza e 2. erradicação da fome, atingindo a segurança alimentar, melhorando a nutrição bem como a promoção da agricultura sustentável.

O CDAIS – Desenvolvimento de Competências para a Inovação dos Sistemas Agrários – apoia o desenvolvimento de políticas e abordagens, a nível mundial, testando-as através de parcerias para a inovação aos níveis nacional e local. O CDAIS é uma parceria entre a Agrinatura e a FAO, iniciada em 2014, e conta com o apoio da União Europeia.

A nível nacional

O CDAIS utiliza ciclos de aprendizagem contínuos, afim de melhorar competências funcionais para a inovação em África, Ásia e América Central. Em oito países piloto, o CDAIS reúne parceiros e intervenientes para que tratem desafios comuns entre eles e outros que venham a ser identificados, bem como, de oportunidades identificadas em regiões especificas ou cadeias de valor. Juntos, os parceiros
internacionais, nacionais e locais desenvolvem e põem em marcha planos de desenvolvimento de competências para a inovação agrária.

A nível global

O CDAIS apoia a Plataforma de Agricultura Tropical (TAP), que analisa e consolida o conhecimento sobre inovação agrícola num “enquadramento TAP” mundial. Este enquadramento permite avaliar e melhorar as competências para a inovação dos indivíduos e das instituições, e está em permanente melhoria através de retroalimentação continuada proveniente das lições aprendidas por intermédio das
medidas nacionais e locais aplicadas.
Este enquadramento, aprovado pelos parceiros da TAP em 2016, tem foco nas competências funcionais.

Competências funcionais

functional_capacities-ptPara inovar em conformidade e de forma bem sucedida, as partes intervenientes precisam de dois tipos de competências: técnicas e funcionais. As últimas, que são o objeto do CDAIS, estão relacionadas com os aspectos necessários para que as parcerias de a inovação operacionalizem com eficiência, nomeadamente a competência para navegar a complexidades, competência para colaborar, competência para reflexão e aprendizagem, e competência para se envolver em processos estratégicos e políticos.

Cuadro comum

Em construção

Missão do CDAIS

Contribuindo para sistemas de inovação agrária mais eficientes e sustentáveis, ao identificar desafios e soluções em conjunto com os agricultores, empresários do agronegócio e consumidores.

Tornando a agropecuária mais produtiva e sustentável, melhorando a subsistência dos pequenos produtores e ajudando a aumentar a segurança alimentar e o combate à pobreza rural.

Para criar impacto, a parceria CDAIS mobiliza apoios políticos a nível mundial, regional e nacional, através da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Plataforma de Agricultura Tropical (TAP):

  • recebe apoio técnico de membros do AGRINATURA e da FAO
  • responde às exigências dos governos, e às necessidades dos intervenientes.